sábado, 1 de dezembro de 2012

Trabalho Interdisciplinar


Na disciplina de Ensino e Identidade Docente foi proposta a realização de uma atividade em grupo que deveria ser interdisciplinar. O grupo no qual entrei também tinha estudantes de Letras, Sociologia e Física, sendo que eu estudo Biologia. No começo fazer uma atividade envolvendo todas essas disciplinas pareceu muito complicado.
Os primeiros encontros do grupo, durante as aulas, foram utilizados para pensar em como poderia ser essa atividade. Surgiram algumas ideias. Entre elas, uma interessante seria a conexão entre evolução da linguagem, propagação do som, aprendizado da linguagem e como ela está presente e afeta a humanidade.
Apesar de intelectualmente instigante, essa atividade poderia ser muito densa, mas a ideia ainda permanece, quem sabe para um projeto de longo prazo.
O projeto escolhido para ser desenvolvido começou com a ideia de pegada ecológica. A pegada ecológica é uma forma de estimar o nosso impacto ambiental. O conceito acabou gerando ideias em todos os membros do grupo, que conseguiram ver de que forma poderiam encaixar suas disciplinas no projeto.
Assim, com o planeta em mente, as estudantes de Letras pensaram no livro O Pequeno Príncipe, que conta a história de um menino que mora em um planeta muito pequeno, e deve ter todos os tipos de cuidados com seu planetinha.
A Física poderia contribuir com dados sobre nosso próprio planeta, mas foi além, mostrando como nosso planeta pode ser pequeno e frágil quando comparado com outros corpos celestes. O conceito de escala poderia ser transmitido de forma muito interessante.
A Biologia tem um prato cheio quando trabalha com temas ambientais, e assim o conceito de pegada ecológica não precisa de adaptação nenhuma para ser utilizado.
Por fim, os resultados da pegada de cada estudante podem ser utilizados para comparação entre o consumo em países e regiões diferentes. A Sociologia pode se utilizar desses dados de diferentes formas, trabalhando conceitos como cidadania e consumo.
Assim foi pensado o esboço inicial, que já estava bem adiantado em nossas cabeças. Faltava começar realmente. O começo teve de ser bem adiantado, pois um dos integrantes do grupo (eu) não poderia estar presente nas datas escolhidas para apresentação e tivemos que adiantar a data.
Após a apresentação, com os conselhos da professora e dos colegas, percebemos que a atividade poderia ser muito grande para ser dada em apenas 50 min (o tempo estipulado). Agora temos que pensar se mudados a atividade ou o tempo da mesma para mais um período, para não se perder nada.

Um comentário:

  1. oi Ronaldo,

    apesar de terem que "apressar" a apresentação a proposta ficou "redondinha" e, de fato, muito interessante. Despertou o interesse dos colegas que chegaram a compartilhar o endereço do site (para calcular a pegada) no grupo do Facebook.
    Parabéns!
    Um carinhoso abraço.
    Profa. Nádie

    ResponderExcluir